Portugal

José Carlos Santiago

Curador e Facilitador

www.jcsantiago.info
www.jcsantiago.net
www.jcsantiago.com

Abordagens para a sua Saúde e Bem Estar

Ciatalgia ou Dor Ciática

O que é?

A dor ciática ou ciatalgia (mais vulgarmente conhecida por ciática) é uma dor forte e incapacitante devido á inflamação do nervo ciático.

A inflamação do nervo ciático pode provocar fortes dores desde a zona lombar até ao pé impossibilitando muitas das vezes a pessoa de andar e mesmo muitas das vezes de se movimentar.

Causas:

Algumas das causas da ciática podem ser devidas a vários factores como:

 Tratamentos:

A nível médico os tratamentos comuns são os analgésicos e os anti-inflamatórios assim como a fisioterapia.

No entanto estes tratamentos apenas actuam sobre a dor e não sobre a causa do problema pelo que é apenas uma questão de tempo até o problema voltar de novo.

A nível das ditas medicinas alternativas (complementares) o que melhores resultados costuma dar é a osteopatia apesar de só resolver uma parte das causas que costumam estar por detrás da ciática.

Outras abordagens que muitas vezes devem de ser aplicadas são a manipulação visceral, a terapia sacro craniana (ou craneo sacral), a libertação miofascial e muitas outras de acordo com as verdadeiras causas que se encontram por detrás da ciática.

Infelizmente a maior parte dos exames médicos não detectam as verdadeiras causas por detrás da ciática e dessa forma os tratamentos não são os mais indicados.

Quanto ás medicinas alternativas (complementares) elas vêm o corpo e o problema segundo o seu ponto de vista e dessa forma ficam muito aquém daquilo que é preciso para se tratar e resolver as causas por detrás da ciática.

Desta forma ou a pessoa encontra quem se entenda e saiba resolver as causas por detrás da ciática ou tem de recorrer a muitas e variadas abordagens (medicinas, terapias, etc.) para  tratar as muitas causas que se encontram por detrás da ciática.

Novas abordagens e visões:

Causas:

Sabendo que a fáscia pode criar compressões de até 140 Kgs por centímetro quadrado, pode-se imaginar o que isso representa na zona lombar e sobre o nervo ciático.

Com tamanha compressão é mais do que óbvio que as dores, e as alterações em termos de discos vertebrais, vértebras, bacia, perna, etc. são mais que muitas provocando demasiadas dores e demasiados problemas.

As tensões ao nível dos tecidos provocam dores e mal estar a todos os níveis fazendo com que a ciática seja um dos problemas que afecta demasiadas pessoas.

Pela minha experiência com esta e muitas outras situações o que posso dizer é que de facto elas se resolvem de um modo e rápido quando se sabe o que fazer em cada situação.

O mais importante é sempre conseguir saber quais as verdadeiras causas por detrás de determinado problema mas isso só se consegue com conhecimentos, grande sensibilidade e experiência.

Depois há que saber que abordagens, terapias, medicinas, etc., aplicar para corrigir as causas que estão por detrás da ciática e aqui também há que saber e conhecer essas muitas abordagens e soluções para que dessa forma se possa conseguir corrigir essas causas.

No fundo a correcção não se deve apenas á aplicação de determinada abordagem mas sobretudo a se conseguirem detectar as causas por detrás da ciática e depois em saber o que aplicar e como aplicar as melhores soluções para o problema e suas causas.

E isso só se consegue com prática, conhecimentos e muita experiência.

Eu uso muitas e diversas abordagens no meu trabalho quer de detecção quer de correcção pois só dessa forma os resultados são possíveis e acontecem com a rapidez que se pretende.