Portugal

José Carlos Santiago

Curador e Facilitador

www.jcsantiago.info
www.jcsantiago.net
www.jcsantiago.com

Abordagens para a sua Saúde e Bem Estar

Bruxismo

O bruxismo, mais frequentemente chamado ranger de dentes, é um dos problemas que afecta sobretudo as crianças podendo no entanto também afectar os adultos.

O bruxismo não é uma doença propriamente dita mas sim uma manifestação de algo que não está bem, quer seja com a criança quer seja com o adulto.

O ranger de dentes ou bruxismo é um sintoma de algo que não está bem e que precisa de ser corrigido.

Ele pode ter consequências graves para os dentes, para além de poder criar problemas a nível da ATM (Articulação Temporo Mandibular).

A nível dos dentes, o ranger provoca um desgaste nos dentes que os pode colocar em risco e colocar em risco a saúde dos mesmos.

O ranger dos dentes ou bruxismo também "força" e cria tensões a nível das ATMs o que lhes cria desgastes e eventuais problemas.

Os problemas da ATM ou disfunções da ATM ou disfunção Temporo Mandibular ( DTM ) podem provocar situações como enxaquecas, problemas de ouvidos, dores miofasciais, problemas no trigémeo, stress, ansiedade, depressão, etc. para além de muitos outros problemas e situações.

O ranger de dentes ou bruxismo é uma boa indicação de que algo não está bem e que precisa de ser corrigido.

O bruxismo normalmente é uma boa indicação de que a pessoa ou criança está sujeita a uma pressão mental ou emocional demasiado forte, a qual pode provir de problemas emocionais ou de problemas físicos.

Estes problemas (quer os físicos quer os emocionais) precisam de ser detectados e corrigidos o mais rapidamente possível para que não se venham a desenvolver em problemas bem mais graves ou em situações crónicas.

Infelizmente o bruxismo costuma ser descurado quer pelos pais quer pelos diversos profissionais que não têm conhecimentos acerca das causas nem das consequências que o mesmo pode provocar.

Desta forma muitos dos problemas que poderiam ser evitados acabam por virem a ocorrer, criando muito sofrimento, despesas, baixas médicas, cirurgias e muitas outras situações.

Muitos dos problemas de saúde poderiam ser despistados e eliminados muitos anos antes, caso as pessoas e os profissionais tivessem conhecimento acerca das causas e das consequências do bruxismo.

Infelizmente o desconhecimento leva a que só muitos anos mais tarde ou só quando a situação é demasiado grave se procurem soluções para os problemas ou para os sofrimentos.

O ideal seria que os pais, as pessoas e os profissionais estivessem alerta para esta situação e que todos aqueles que têm este problema fossem encaminhados para quem saiba detectar e resolver as causas por detrás deste problema.

Frequentemente existem muitas alterações no corpo que podem dar origem ao bruxismo ou que o podem agravar.

Estas alterações no corpo deveriam ser detectadas e corrigidas para que o bruxismo pudesse ser resolvido assim como para que essas causas não venham a dar origem a outros problemas mais tarde.

A solução está em localizar as causas do bruxismo e resolvê-las e isso pode ser feito em pouco tempo, quando a pessoa o deseja e quando encontra quem sabe lidar com o assunto.

O objectivo é sempre detectar e resolver o problema mas para o conseguir há que detectar e eliminar as causas que lhe dão origem.

E isso pode ser uma coisa fácil e rápida quando se encontra quem o saiba fazer.