Portugal

José Carlos Santiago

Curador e Facilitador

www.jcsantiago.info
www.jcsantiago.net
www.jcsantiago.com

Abordagens para a sua Saúde e Bem Estar

Sinusite

A sinusite (sinus = seios + ite = inflamação) é uma inflamação dos seios peri nasais ou seja dos seios que existem há volta do nariz.

Os seios peri nasais são cavidades situadas junto ao nariz onde se acumula muco que em condições normais deve ser claro e fluido e que escorre normalmente para o nariz (fossas nasais) sem criar quaisquer problemas.

Existem quatro tipos de seios; os seios maxilares que se situação nas maxilas da face, os seios frontais que se situam na testa por cima do nariz e os seios etmoidais (do etmóide) que estão atrás do nariz e juntos à testa e cabeça e o seio do esfenóide. Quando eles inflamam forma-se a sinusite.

Em situações normais estas cavidades escoam o seu liquido para as fossas nasais e tudo funciona bem.

Mas em algumas pessoas esse líquido pode ficar acumulado provocando uma inflamação, situação em que a pessoa passa a sofrer de sinusite.

A sinusite é frequente quando a pessoa se constipa ou quando sofre de alergias, situações em que o seu sistema imunológico está mais debilitado e em que a produção de fluidos é maior.

A drenagem destes fluidos acaba muitas das vezes por ser afectada e por provocar inflamações dos seios paranasais (frontais, etmoidais e maxilares) provocando aquilo a que se chama sinusite.

A sinusite pode ser aguda ou crónica sendo que a sinusite aguda pode ter uma duração de uma a quatro semanas e a sinusite crónica pode durar mais de três meses consecutivos.

Sintomas da Sinusite

Quando a sinusite atinge os seios maxilares podem surgir dores a nível das maxilas, dentes, etc. devido à infecção e inflamação dos seios maxilares.

Quando a sinusite atinge os seios frontais e ou etmoidais as dores de cabeça podem ser demasiado fortes e incapacitantes o que requer uma atenção urgente devido ao desconforto que existe.

Causas da Sinusite

Muitas das causas da sinusite advém das infecções respiratórias que inflamam as mucosas do nariz e consequentemente os seios peri nasais.

Alergias, desvios do septo nasal, etc. podem dificultar a drenagem do muco ou provocar reacções inflamatórias que produzem muco "em excesso" que leva a uma maior acumulação e por consequência inflamação.

Tratamento da Sinusite

Por vezes a sinusite é apenas um desconforto temporário que passa ao fim de alguns dias sem cuidados de maior.

No entanto muitas das vezes há que fazer um tratamento médico para controlar a infecção e permitir a drenagem dos seios peri nasais.

Nesta ultima situação pode ser necessário recorrer a antibióticos como forma de controlar a infecção e impedir maiores desconfortos e problemas.

Tratamentos não médicos

Como vimos acima, a sinusite é uma acumulação de líquidos nos seios peri nasais e inflamação desses seios e desses líquidos.

A abordagem para a sinusite consiste em manter os canais de drenagem abertos para que o muco e os líquidos dos seios possa escorrer para as fossas nasais e dessa forma não permaneça nos seios para que o risco de infecção e inflamação seja reduzida ao mínimo.

Os ossos da cabeça movem-se e articulam uns com os outros.

As tensões do dia a dia, o stress e muitos outros factores muitas das vezes comprimem os ossos faciais e da cabeça uns contra os outros, bloqueando os canais de drenagem dos seios peri nasais, criando assim as condições para que a sinusite se instale e permaneça.

O que há a fazer é libertar as compressões existentes nos ossos faciais e cranianos permitindo dessa forma que a drenagem dos seios se faça normalmente e dessa maneira não se crie o ambiente propício à sinusite.

Libertar as influências que afectam os ossos faciais e cranianos e libertar estes ossos é a chave para se manter sempre uma boa drenagem dos seios peri nasais e dessa forma impedir que a sinusite se manifeste ou para que ela desapareça de vez.

Esta abordagem é muitas das vezes uma ajuda fundamental em alergias, rinites e outros problemas que existem ao nível do nariz e das vias respiratórias.

É desta forma que muitos destes problemas podem ser resolvidos ou melhorados significativamente.